sexta-feira, 11 de março de 2011

Mod 4 - Projecto - Aula 1

As primeiras aulas de projecto de novos módulos são muito parecidas. Fala-se do que faltou no modulo anterior e o que não pode faltar no novo. Mas principalmente fala-se do trabalho que vai ser desenvolvido nas próximas 6 semanas.
O trabalho que vamos desenvolver é uma capa, (a capa contem Imagem, titulo, Frase e Autor), uma poesia visual (pode conter imagem, desenhos pinturas...) e uma montagem com texto, tudo isto baseado no meu conceito.
vimos exemplos de trabalhos de outros alunos e a seguir a professora lançou o desafio para fazermos o conceito.

Desafio:
Tu ao contrario de Gregor, vais abrir todas as portas... O que encontras por detrás de cada porta?

Conceito:
Estou na rua triste com apenas um sorriso e penso como hei-de transformar esse sorriso em milhares deles?
Olho para o lado e vejo uma porta, mas o que mais me chamou a atenção foi a palavra que estava escrita por cima da porta, "Soluções". Decidi entrar.
Abri a porta e vi logo retratos de presidentes, ministros, vi cartazes de propaganda. Pensei a politica podia tirar este pais da crise.
Ao fundo estava outra porta, voltei a entrar. Desta vez encontro uma gravação, uma gravação de guerra e pobreza extrema, fome que levava à morte. Vejo vidas muito piores que a nossa sociedade esta a passar. talvez se eu mostra-se isto para esta sociedade que pensa ou que tem uma vida muito podia mostrar que há piores e poderia mudar alguma coisa.
Em frente outra porta, desta vez mais pequena e quando eu a abri fiquei embasbacado, de boca aberta literalmente.
Vi a ultima solução. Vi crianças... muitas crianças, felizes e divertidas. Elas estavam a pintar uma sala preta de todas as cores possíveis e imaginárias.


René Magritte, O Império das Luzes, 1954
Esta é a imagem que mas retrata o meu conceito geral.
A terra está escura (sem alegria) e o céu esta azul e com muita luz (com vida e alegria).
O meu objectivo é por a terra (sociedade) igual ao céu (crianças) cheio de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário