sexta-feira, 20 de maio de 2011

Módulo 5 . Tecnologia - Aula 1

Nesta primeira aula de têxteis começamos com a apresentação dos professores e de seguida com a apresentação dos alunos/ turma (caracterizando-a). Falámos também sobre as atitudes e valores, como por exemplo não interromper os professores, comportarmo-nos devidamente na aula, não estragar os materiais que nela se encontram, entre outras coisas e as regras de funcionamento.

De seguida fizemos a chamada, e quando finalizada a professora mostrou-nos um trabalho de uma aula do 10ºano que usou três conceitos : " Apropriar-se" , " Performance " e " Orientação " .
Houve uma referência aos materiais que podem ser utilizados, mostrando assim exemplos de têxteis derivados, como por exemplo a bola de trapos, etc. (coisas abstractas que despertam sentimentos, sensações que ilustram os conceitos).
Fizemos a divisão da turma (para que houvesse um melhor ambiente de trabalho e para que fosse mais fácil para os professores) e referimos os materiais que seriam precisos na próxima aula: tesoura, agrafador, agulha de cozer e diário de projecto.
Os professores demonstraram-nos um PowerPoint acerca de têxteis (contextualização de Especialização em têxteis no curso de produção artística). Acções : Aplicar, Sobrepor, Revestir, Franzir, Pespontear, Stitch , Bordar , Colar , Engomar , Tingir , Reservar e Rasgar .
Por fim, a planificação: 1ª aula - aula sobre a cultura têxtil; 2ª aula - visita de estudo; 3ª aula - materiais, técnicas e equipamento; 4ª aula - explorar qualidades formais, plásticas e expressivas dos materiais e das técnicas; 5ª aula - experimentação e desenvolvimento; 6ª aula – apresentação e avaliação. discussão



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