quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Relatório de Ourivesaria

A ourivesaria está dividida em dois grupos, a joalheira onde se produz objectos de adorno e a prataria onde se produz objectos para o espaço.

Se no fim do 12º ano quiser prosseguir os estudos na área de artes posso ir para FBAUL, ESAD, UNL e para o IPT. Se quiser ir para um ensino particular (não superior) posso ir para AR.CO, Contacto directo e para a Fundação Ricardo Espírito Santo.

As saídas profissionais podem ser a trabalhar por contra própria (Atelier, oficina, loja, galeria) ou a trabalhar por conta de outrem (atelier, empresa, dar aulas…).

No curso onde estou pode-se trabalhar com cobre ou latão, e podemos utilizar varias técnicas para construir jóias, que são:

A serragem, para fazer cortês ou aberturas com uma armação de serra, onde uma estelheira ajuda a segurar a peça;

A conformação, onde se utiliza um martelo para bater no material fazendo-o crescer e criar curvas, com um molde designado por embutideira;

A Soldadura, para fazer ligações ou junções;

A dobragem, para dobrar os materiais, mas para os dobrar e preciso que os materiais sejam reaquecidos para não partirem. 

Nas aulas, os materiais que utilizei para fazer as experiencias foram à base de materiais reutilizáveis, rolhas de plástico, arame, cortiça, botões, tecidos velhos e também alfinetes.

Nas minhas peças utilizei cartão, arame e lã, e para a fazer utilizei uma técnica, a soldadura, para juntar os arames.

  


 A metamorfose da jóia.
Desde a pré-história que a jóia é uma fora de comunicação e identificação.

Na pré-história as jóias tinham um poder místico, acreditavam que dava sorte na caça e ajudava na fertilidade. Os materiais que usavam eram os materiais orgânicos, como por exemplo os ossos, as conchas etc. 
A pré-história acaba com o aparecimento dos metais.

Na época Grega e Romana a jóia servia para marcar o poder e usava-se os metais e a solda para fazer as jóias.

Na Idade Média as jóias baseavam-se no estilo gótico e tinha um valor religioso. Os materiais que usavam eram as pedras preciosas e ouro.

No renascimento deu-se o excesso de decoração. Não tinha qualquer tipo de valor, era apenas par adorno. Os materiais usados foras as pérolas barrocas, ouro e esmalte.

No século XIX dá-se a produção em série. Os materiais que utilizavam eram o ouro, os rubis e esmaltes.

No século XX foram as formas orgânicas que revolucionaram a ourivesaria usavam-se o ouro, os diamantes, marfim e esmaltes.

Nos anos 60 começaram a utilizar jóias abstractas e apareceram materiais novos como por exemplo a opala.

Sem comentários:

Enviar um comentário